Missão
Ser uma instituição de excelência no atendimento às crianças promovendo sua formação integral, sem distinção de cor, raça, condição social, credo político ou religioso, fortalecendo os laços comunitários e familiares, de maneira colaborativa, criativa e inovadora, conservando, destarte, a base sólida do Centro Comunitário da Criança.
Finalidade Estatuária
Atender crianças promovendo seu desenvolvimento global, bem como de seus familiares e comunidade, sem distinção de cor, raça, condição social, credo político ou religioso, favorecendo também o desenvolvimento de talentos e capacidades para a convivência social, protagonismo e autonomia e nessas ações produzir aquisições socioeducativas, materiais e sociais aos indivíduos e suas famílias capazes de suprir suas necessidades de reprodução social.
Objetivos
- assistir, promover e valorizar as crianças e adolescentes e os grupos de pessoas menos favorecidas;
- incentivar programas socioeducativos, voltados para a comunidade carente, especialmente crianças e adolescentes, conscientizando a sociedade da importância da educação como forma de integração social;
- promover cursos profissionalizantes aos adolescentes e adultos carentes, preferencialmente aos desempregados, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho;
- promover palestras e minicursos sobre prevenção de doenças, prevenção ao uso de drogas, saneamento básico, educação familiar, integração social, ou sobre qualquer outro tema que contribua com a melhoria na qualidade de vida e eleve a autoestima da população carente;
- promover e incentivar ações culturais, esportivas e recreativas a arte, folclore;
- oferecer oportunidades, meios e condições para educação de base, habilitação profissional, recreação, arte, melhoria dos padrões culturais e ascensão social;
- produzir e distribuir literatura-educativa sobre higiene, saúde, bons hábitos voltados para esclarecimentos quanto aos perigos dos males sociais; drogas, violência, doenças sexualmente transmissíveis;
- promover o convívio e a fraternidade humana, o sentido e a ação comunitária, a participação e a integração social.
Histórico
Fundado em 20 de fevereiro de 1986 pela então professora Luzia de Lourdes Moreira de Paula, o Centro Comunitário da Criança – C.C.C. é uma entidade social sem fins lucrativos e promocionais que tem como finalidade a defesa dos direitos humanos, destacando-se o direito à Educação e Cidadania.
Em meio a uma comunidade carente e com altos índices de violência, mediante a crescente necessidade das famílias, em especial as mães, que precisavam trabalhar e enfrentavam grandes dificuldades por não dispor de um local onde pudessem deixar seus filhos e o temor de que as crianças se perdessem em meio às drogas e à criminalidade, iniciou-se o trabalho da instituição.
A dificuldade inicial era manter um espaço com poucos recursos físicos e materiais aliados aos problemas socioeconômicos da região que legitimava a extrema vulnerabilidade social de Ceilândia. Priorizou-se então um “cuidado alternativo”. O C.C.C. buscou assistir não tão somente a criança, mas a família de forma integral, onde além de visar um atendimento humanizado e construtivo em relação ao cuidar e educar considerou-se ainda uma alimentação sustentável como foco do trabalho, visto que a grande dificuldade era alimentar com baixos custos, sem perder em qualidade e saúde e ainda fazer da alimentação um “escudo” contra as doenças da fome ou má nutrição. Paralelo a isso, os materiais utilizados na alimentação, educação das crianças e famílias foram e são sempre utilizados dentro do contexto que estão inseridos, sendo aproveitados e reaproveitados ao máximo.
O foco construtivista auxiliou na criação de um vínculo direto com a comunidade atendida, pois desde o início todos contribuíram para a edificação de um espaço onde ambos possam se sentir impelidos a colaborar e percebam a relevância de sua participação para garantia e manutenção do serviço. Assim, mesmo que a violência e a vulnerabilidade social sejam uma realidade na comunidade e de certa forma influenciem o trabalho, estes não são vistos como dificultadores, mas como uma oportunidade de discussão a fim de buscar alternativas em conjunto afim de melhor lidar com a esse cotidiano, resultando em um enriquecimento das relações e da convivência.
Desta feita, todo o trabalho da instituição converge ao foco principal de sua atuação – um atendimento que exprima a eficiência, eficácia e efetividade no acompanhamento a criança, por conseguinte, a família. Tal ideal só é possível a partir da observância integral às suas necessidades, concretizável apenas se considerado o meio em que o público alvo está inserido, além de todos àqueles agentes que influenciam direta ou indiretamente o desenvolvimento destes cidadãos.