Quem Somos

Missão

Ser uma instituição de excelência no atendimento às crianças promovendo sua formação integral, sem distinção de cor, raça, condição social, credo político ou religioso, fortalecendo os laços comunitários e familiares, de maneira colaborativa, criativa e inovadora, conservando, destarte, a base sólida do Centro Comunitário da Criança.

Finalidade Estatuária

Atender crianças promovendo seu desenvolvimento global, bem como de seus familiares e comunidade, sem distinção de cor, raça, condição social, credo político ou religioso, favorecendo também o desenvolvimento de talentos e capacidades para a convivência social, protagonismo e autonomia e nessas ações produzir aquisições socioeducativas, materiais e sociais aos indivíduos e suas famílias capazes de suprir suas necessidades de reprodução social.

Objetivos

  1. assistir, promover e valorizar as crianças e adolescentes e os grupos de pessoas menos favorecidas;
  2. incentivar programas socioeducativos, voltados para a comunidade carente, especialmente crianças e adolescentes, conscientizando a sociedade da importância da educação como forma de integração social;
  3. promover cursos profissionalizantes aos adolescentes e adultos carentes, preferencialmente aos desempregados, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho;
  4. promover palestras e minicursos sobre prevenção de doenças, prevenção ao uso de drogas, saneamento básico, educação familiar, integração social, ou sobre qualquer outro tema que contribua com a melhoria na qualidade de vida e eleve a autoestima da população carente;
  5. promover e incentivar ações culturais, esportivas e recreativas a arte, folclore;
  6. oferecer oportunidades, meios e condições para educação de base, habilitação profissional, recreação, arte, melhoria dos padrões culturais e ascensão social;
  7. produzir e distribuir literatura-educativa sobre higiene, saúde, bons hábitos voltados para esclarecimentos quanto aos perigos dos males sociais; drogas, violência, doenças sexualmente transmissíveis;
  8. promover o convívio e a fraternidade humana, o sentido e a ação comunitária, a participação e a integração social.

Histórico

Fundado em 20 de fevereiro de 1986 pela então professora Luzia de Lourdes Moreira de Paula, o Centro Comunitário da Criança – C.C.C. é uma entidade social sem fins lucrativos e promocionais que tem como finalidade a defesa dos direitos humanos, destacando-se o direito à Educação e Cidadania.

Em meio a uma comunidade carente e com altos índices de violência, mediante a crescente necessidade das famílias, em especial as mães, que precisavam trabalhar e enfrentavam grandes dificuldades por não dispor de um local onde pudessem deixar seus filhos e o temor de que as crianças se perdessem em meio às drogas e à criminalidade, iniciou-se o trabalho da instituição.

A dificuldade inicial era manter um espaço com poucos recursos físicos e materiais aliados aos problemas socioeconômicos da região que legitimava a extrema vulnerabilidade social de Ceilândia. Priorizou-se então um “cuidado alternativo”. O C.C.C. buscou assistir não tão somente a criança, mas a família de forma integral, onde além de visar um atendimento humanizado e construtivo em relação ao cuidar e educar considerou-se ainda uma alimentação sustentável como foco do trabalho, visto que a grande dificuldade era alimentar com baixos custos, sem perder em qualidade e saúde e ainda fazer da alimentação um “escudo” contra as doenças da fome ou má nutrição. Paralelo a isso, os materiais utilizados na alimentação, educação das crianças e famílias foram e são sempre utilizados dentro do contexto que estão inseridos, sendo aproveitados e reaproveitados ao máximo.

O foco construtivista auxiliou na criação de um vínculo direto com a comunidade atendida, pois desde o início todos contribuíram para a edificação de um espaço onde ambos possam se sentir impelidos a colaborar e percebam a relevância de sua participação para garantia e manutenção do serviço. Assim, mesmo que a violência e a vulnerabilidade social sejam uma realidade na comunidade e de certa forma influenciem o trabalho, estes não são vistos como dificultadores, mas como uma oportunidade de discussão a fim de buscar alternativas em conjunto afim de melhor lidar com a esse cotidiano, resultando em um enriquecimento das relações e da convivência.

Desta feita, todo o trabalho da instituição converge ao foco principal de sua atuação – um atendimento que exprima a eficiência, eficácia e efetividade no acompanhamento a criança, por conseguinte, a família. Tal ideal só é possível a partir da observância integral às suas necessidades, concretizável apenas se considerado o meio em que o público alvo está inserido, além de todos àqueles agentes que influenciam direta ou indiretamente o desenvolvimento destes cidadãos.