Nome do projeto:

A HISTÓRIA DA MÚSICA: Estilos, Rítmos e Sons

Descrição do projeto:

Quais são as musicalidades das infâncias? Qual a relação das crianças com a música e os diversos estilos existentes? Perguntas como essas possibilitam refletir sobre as possibilidades que a música tem, não só para o desenvolvimento infantil, que, aliás são inúmeros, mas também para construção histórica de uma civilização, enquanto fonte inesgotável para observação e estudo de várias culturas, promovendo diversos saberes e representatividade cultural por meio da vivência e convivência popular. A música pode ser um canto de liberdade, de resistência, de recomeço, de luta, de força. A música traduz um sentimento que não necessariamente está na letra cantada, mas nos sons, nos ritmos, na batida, em tudo e em todos, assim há música, há sons, há movimento, há vida. Segundo alguns estudos, sua origem é grega – vem de musiké téchne, a arte das musas – e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. A sua diversidade é para todos sem distinção e a percepção do que ela é depende de uma construção social, sendo esse um dos motivos pelo qual o Centro Comunitário da Criança apresenta como tema norteador em 2023: “A história da música: estilos, ritmos e sons”. De forma a oportunizar que as crianças vivenciem experiências musicais que vão além de sua utilização lúdica como um recurso que compõe brilhantemente as atividades propostas, mas que podem e devem ser exploradas em sua totalidade para que as crianças conheçam e aprendam a historicidade que envolvem o surgimento da música na humanidade, sua evolução e os estilos que tem em suas raízes características próprias para interpretar, entender e definir de várias maneiras seja pelos ritmos, instrumentos utilizados ou outros aspectos de épocas e culturas, relacionando-as com o modo de pensar, os valores e as concepções estéticas vigentes.