PROTOCOLO PARA ATIVIDADES PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Estamos construindo juntos um novo capítulo na história da Educação. Jamais se conjeturou “fazer” Educação Infantil à distância, ou, ainda mesmo, estabelecer medidas que contrapõem as premissas básicas desta etapa – evitar interações, compartilhamento, descobertas conjuntas – enfim, o partilhar inerente a rotina de desenvolvimento e aprendizagem da criança, que, intrinsecamente, depende destas experiências.

Contudo, é necessário reforçar o maior compromisso de todos: a segurança e o respeito à vida e à integridade física e emocional de toda Comunidade Educativa, sobretudo das crianças, entendendo que estamos num período delicado e que demanda a reinvenção do que entendemos como cotidiano nas unidades da Educação Infantil, percebendo ainda que essas mudanças vão influenciar diretamente o futuro de todos, enraizando esses cuidados como algo que possa ser ensinado naturalmente, a começar pelas crianças, tornando-os permanentemente presentes em nosso dia a dia. 

A Rede Centro Comunitário da Criança se antecipou e manteve uma postura diligente e ininterrupta de preparação, que culminou na construção conjunta de um Protocolo para Atividades Presenciais em Tempos de Pandemia, antevisando um amplo panorama, retratado no documento que, desde sua concepção, segue em constante revisitação e atualização, sendo ainda amplamente publicizado e alvo ainda de profundas reflexões e estudos por toda Comunidade Educativa. 

O instrumento ainda firma as bases planejamento das ações que nortearão todas as práticas pedagógicas, bem como os procedimentos estratégicos, técnicos, administrativos nas unidades da Rede CCC diante do atendimento presencial às crianças.